WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Hoje é dia de valorizar o índio

Por Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br


Em 31 de julho de 1609 é comemorada a libertação dos indígenas brasileiros (libertação da escravidão indígena do Brasil colônia). Crianças aprendem como é o dia do índio, que pesca a caça para a própria sobrevivência. Mas apesar da cultura rica dos índios brasileiros, estudada nas diversas escolas da cidade, esquecemos como este povo é vitimado pela língua portuguesa e pela cultura popular de nosso país.

Quando alguém próximo de nós tem uma atitude pouco civilizada e agressiva dizemos que está agindo como índio. É uma forma de desqualificarmos um comportamento do homem da cidade, que trabalha como um louco e não mantém um contato saudável com a natureza. Mas esquecemos que o indígena que vive nas matas brasileiras não está sempre mal-humorado, não respira a poluição das grandes metrópoles e, principalmente, não tem um comportamento agressivo. O indígena só usa sua agressividade na defesa de seus direitos, e não voluntariamente, como pode ser visto por muitos selvagens espalhados pelas inúmeras aldeias urbanas.

   

O segundo preconceito é chamarmos um programa chato, estranho, desagradável, do qual não queremos participar, de “programa de índio”. A expressão, indevidamente utilizada, transmite a idéia de como a vida dos nativos é vista em nossa sociedade. Concluímos, erroneamente, que os índios passam seus dias em atividades sem graça, em atividades chatas. É bem provável que os índios pensem a mesma coisa dos brancos, que passam os dias em cubículos, na frente de um computador, sem contato com a natureza ou outros seres humanos. Atribuímos ao índio o que nos desagrada, demonstrando a fragilidade de nossa cultura perante as demais.

Baby do Brasil canta “todo dia era dia de índio, mas agora eles só têm o dia 19 de abril (dia do índio)”. Talvez seja o momento de nos dedicarmos a uma vida mais parecida com a dos índios. E celebrar este modo de vida mais saudável todos os dias do ano. Parabéns aos índios. Ainda temos muito a aprender com vocês.

       Campinas, 31 de julho de 2008

Documento sem título