WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco


Dormir mal compromete a saúde

Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br

Dormir bem é pré-requisito para acordar disposto. Essa é uma das regras fundamentais para uma vida saudável. O sono é uma necessidade física do corpo humano, responsável pela reposição do desgaste natural decorrente das horas acordadas. Sem essa atividade, o organismo fica desprotegido e responde através de manifestações de fadiga, irritabilidade, sonolência, descontração e perda de imunidade. “Quando não durmo bem à noite, acordo mal humorada e fico desanimada o dia todo”, conta a estudante Marília da Silva Sartori.

Já que dormir é uma atividade vital, o sono deve ser desempenhado diariamente com qualidade. Mas, para grande parte da população que vive o agitado cotidiano da modernidade, dormir é um artigo de luxo. Entre 30% e 50% da população sofre de insônia, um dos mais conhecidos entre os quase 90 distúrbios do sono pesquisados até hoje.

Dormir bem é essencial. Oito horas bem dormidas podem evitar acidentes de trabalho e notas zero em provas escolares. Mas é importante lembrar que uma noite mal dormida pode causar mais estragos do que poucas horas de qualidade. “Muitas vezes durmo picado, principalmente quando estou ansiosa”, comenta a estudante Natália Mota.

Para dormir bem, algumas dicas são importantes. “Quando estou cansada, eu geralmente dou um tempo na televisão ou leio alguma coisa”, comenta Mota. Especialistas recomendam evitar conteúdos estimulantes, como filmes de terror, antes de dormir.

Evite barulhos excessivos, que podem distrair do sono. “Se algum barulho me chama a atenção, geralmente me atrapalha para dormir”, comenta o engenheiro de computação Marcus Nascimento (foto), que comenta ter problemas para dormir. Também é importante lembrar de manter horários regulares para deitar e acordar, além de não ingerir alimentos em excesso. Não se alimentar também é um erro. Finalmente, lembre-se de ficar na cama apenas o suficiente para dormir. Não brigue com sua cama!

Campinas, 13 de agosto de 2008

Documento sem título