WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco


Colecionadores mantém sebos abertos

Por Luiza Chelegon Cúrcio
Luiza@webcampinas.com.br


Vender raridades é a especialidade dos sebos do centro de Campinas. As lojas, que compram e vendem antiguidades, sobrevivem de ratos de livros e colecionadores de cds. Os sebos são, muitas vezes, especializados em um determinado produto, como livros, brinquedos, vinis e cds. O proprietário do Sebo Porão, Tadeu Oliveira, conta que vende muitos cds. “Somos especializados em CDs, pois meu filho é DJ”, justifica Oliveira.

O preço, maior atrativo para os consumidores, é extremamente barato, e muitas vezes compensa o valor alto cobrado por livrarias. “Compro muitos livros, uns 12 por mês. O que me atrai aos sebos é o valor. Outro motivo é poder encontrar livros que raros, que muitas vezes as livrarias não possuem. O assunto que mais me interesso é esoterismo”, conta Tiago Monteiro enquanto procura livros.

Em sebos é possível encontrar vinis, que não são mais fabricados. “Muitos pais vem aqui para mostrar aos filhos o que eles ouviam, como funciona um vinil, etc. Só que eles não compram os vinis. É uma bela curiosidade para a garotada, isso eu garanto”, conta o proprietário do Sebo Porão.

 

 

Além de raridades, o sebo oferece a oportunidade de encontrar objetos que pertenceram a outras pessoas. Em alguns casos, de forma muito especial. Em um vinil de samba, encontramos os seguintes dizeres: “Emprestar é um prazer. Devolver é um dever. Obrigado, Ivanil Andrade. 22-05-1892”. Muitos livros têm dedicatórias, comentários ou destaques que uma vez foram importantes para o antigo proprietário. Também são encontradas fotos antigas de Campinas, em formato de pôsteres.

 

 

Um dos vinis mais raros encontrados nos sebos é uma edição especial de Sílvio Santos cantando “Pacote de Mulher” e “Mandioca”. O vinil, datado de 1979, lançava marchinhas de carnaval para os fãs do apresentador e dono do SBT. Mas o proprietário Oliveira comenta que não vende vinis, tanto que ele não compra mais de possíveis vendedores. “É muito difícil encontrar agulhas, então ninguém procura os vinis”, conta.

O livro mais comercializado é o  paradidático, obrigatório no ensino escolar. O valor varia entre R$1,00 e R$5,00, preço mais acessível do que o oferecido pelas livrarias.

07 de julho de 2008

Documento sem título