WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Tudo acaba em pizza

Por Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br


Não bote o carro na frente dos bois, para não acabar tudo em pizza. O melhor é botar a boca no trombone, para não ficar a ver navios. Lembre-se, quem tem boca vaia Roma.

As expressões idiomáticas, normalmente originadas de gírias ou momentos peculiares da cultura popular, caracterizam um povo. A frase acima, escrita com expressões idiomáticas, ilustra algumas expressões comuns da língua portuguesa.

No dia da pizza, fomos as ruas perguntas para as pessoas a origens da expressão idiomática Tudo acaba em pizza. A população, apesar de usar expressões idiomáticas com freqüência no seu dia-a-dia, não sabem a origem de tais expressões. O estudante Diego Francisco disse que não sabe a origem da expressão, mas que come pizza de mussarela quase todos os dias. Já a fisioterapeuta Mayra Helen da Silva acredita que acredita que a expressão Tudo acaba em pizza tenha surgido na política, pois é onde ela é mais utilizada.

     

Tudo acaba em pizza significa que uma situação não resolvida foi encerrada sem definição. A analista de sistemas Maria Luzia Grego contesta o valor negativo que a expressão indica. “Eu adoro pizza, então acho que esta frase deveria ter um significado positivo. Acho que surgiu do fato das pessoas se reunirem e comemorarem com pizza”, explica.

Muitos alegam que a expressão surgiu de diversas comemorações onde a pizza é a comida oficial, outros dizem que a expressão surgiu na política. Origens para
a expressão são variadas, sendo que não existe uma versão oficial. Veja abaixo o significado de algumas expressões comuns na língua portuguesa.

Acabar em pizza - quando uma situação não resolvida acaba encerrada (especialmente em casos de corrupção quando ninguém é punido)

Achar (procurar) pêlo em ovo - buscar coisas impossíveis

Botar a boca no trombone - revelar um segredo, tornar algo público

Botar o carro na frente dos bois - pular ou queimar etapas de forma inapropriada, geralmente atrapalhando o andamento ou resolução de uma situação

Acertar na mosca - acertar precisamente

Agarrar com unhas e dentes - agir de forma extrema para não perder algo ou alguém

Ao pé da letra – literalmente

Arrancar os cabelos - entrar em desespero

Chutar o balde / Chutar o pau da barraca - agir irresponsavelmente em relação a um problema

04 de julho de 2008

  Documento sem título