WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Mercadão de Campinas esconde raridades
Parte 01

Por Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br

O Mercadão Municipal de Campinas comemora 100 anos em 2008. Ponto marcante da cidade de Campinas, o Mercadão engloba 143 pontos de vendas (boxes) que vendem temperos, grãos, cereais, especiarias e produtos naturais.

Na Peixaria do Bigode, os clientes fiéis compram os mais diversos produtos do mar. Pedro Naziri, o Bigode, é proprietário do estabelecimento há 10 anos. “O que mais vendemos aqui são os peixes populares: tilapia, sardinha e cavalinha. São peixes mais baratos”, relata. Os vendedores Sandro Gomes Araújo e Lucas de Oliveira contam que atendem uma variedade de clientes, inclusive para restaurantes e bares da cidade. “Vendemos muito camarão, lula, polvo, marisco, caranguejo e siri. Mas o que mais vende mesmo é sardinha, porque tem ômega 3. São 50kgs de sardinha por dia”, conta Araújo.

Fornecer receitas é um diferencial do estabelecimento, que preza pela qualidade no atendimento. “Ensino os clientes a fazer peixe no molho. Vou te ensinar também, ok? Coloque postas de corvina em uma panela com batatas, tomates e temperos. Cubra com água e cozinhe. Fica delicioso”, explica Araújo. Ele relata ainda que a maioria dos clientes retorna para contar que fez a receita e apreciou.

A grande diversão da garotada é comprar peixinhos no Mercadão. “Quando eu era pequeno, comprava peixinhos aqui e colocava em um aquário em casa. São lembranças da minha infância”, conta Christian dos Santos Chaves. A vendedora Leila da Silva relata que são vendidos em média 50 peixinhos por dia, mas a maioria dos compradores são adultos, e não crianças. “Temos peixes de diversos lugares, inclusive o Neon e o Acará Bandeira do Amazonas”, explica. O estabelecimento ainda fornece dicas de criação para quem compra os peixinhos.

Ser atendido pelo próprio dono é uma vantagem que só o Mercadão oferece. Além do Bigode, encontramos o proprietário Tito Camarini. Especializado em pimentas decorativas, Camarini conta que as decorações são feitas no próprio estabelecimento. “Decoramos os vidros e escrevemos o nome da pessoa em folha de laranja. É um belo presente”, comenta. A banca oferece raridades como a fruta Pequi, utilizada no tempero de carnes e frangos, além do óleo da mesma fruta. A Gariroba, espécie de palmito amargo, também pode ser encontrado na Banca do Tito.

A visita não estaria completa sem a banca de flores. São diversos arranjos especiais para quem deseja presentear a pessoa amada.
 

       02 de julho de 2008
 

  Documento sem título