WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Grupo Além da Lona ensina malabarismo

Por Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br


O grupo circense Além da Lona, liderado Christian Matias e Natália Simionato, cria ponto de encontro no centro da cidade. Os interessados em aprender sobre malabarismo podem encontrar o grupo na Praça da Igreja do Carmo as quintas e sextas feiras.

Malabares, Diabolô, Stick e Swing são os produtos mais requisitados na banca do grupo, que dá aulas para os interessados, independente da compra. “Queremos fazer um ponto de encontro de artistas. O povo treina malabares na praça, em clima de descontração, e as vezes compram. Muitas crianças vem aqui se divertir”, comenta a malabarista Simionato. “Tem gente que compra para aprender, outros vem aqui só pra conhecer e não compram. Vendemos muitos chapéus no carnaval”, comenta Matias.

O diabolô, mais conhecido como ioio chinês, é um instrumento de borracha em formato inusitado. O objetivo é equilibrar o objeto em uma linha, presa uma vareta de madeira em cada extremidade. O objeto deve ser lançado no ar e recuperado apenas com a linha. O equilíbrio de quem manipula é fundamental, e é necessário um treinamento muito grande para que tudo corra bem. Uma variedade de truques podem ser feitos com o diabolô, uma vez que o malabarista esteja no estágio avançado. O consumidor Rafael Gonçalves (foto) comenta que comprou um diabolô para praticar, pois é um hobby. “É o meu único talento na vida”, comenta.

O devil stick, praticado por muitos jovens, é constituído de um bastão e duas varetas. O objetivo é fazer o stick “voar” com a ajuda das varetas. O material, de boa aderência, ajuda o bastão a se manter no ar por mais tempo, e não escorregar quando tocar a vareta. O grupo Além da Lona ensina várias crianças e adultos na praça.

O malabarismo, arte de manter objetos no ar, é uma típica arte circense. Normalmente feito com claves ou bolinhas, exige certa paciência no treinamento. O recorde de malabarismo com bolinhas foi realizado por Peter Bone, que lançou 13 bolinhas simultaneamente. A técnica mais comum é a de cascata, onde as bolinhas se intercalam.

O swing, muito conhecido nas raves, é divertido. "Pode ser feito com fogo nas pontas, mas é necessário muita prática para não se queimar, claro", explica Simionato enquanto ensina pessoas sobre a manipulação do objeto.

O grupo Além da Lona pode ser encontrado na Praça da Igreja do Carmo e no Centro de Convivência de Campinas.

04 de julho de 2008

  Documento sem título