WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Rock moldou a cultura mundial

Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br


“O estilo de música que moldou a cultura mundial. O rock modificou o modo que as pessoas pensam e se vestem. Determinou o carro que elas dirigem”. Esta é a definição de Riva (foto) para o estilo musical que comemora seu dia hoje: rock.

O proprietário da loja especializada Riva Rock, no centro de Campinas, conta que o rock sofreu influência do blues para chegar no som que ouvimos hoje. Sua loja, que recebe consumidores entre 10 e 80 anos, vende produtos para todos os estilos de rock. “Temos o último vinil produzido no Brasil. É da banda campineira Del-o-max”, conta. Outras bandas campineiras de sucesso são os Muzzarela´s e os Lunettes.

O vinil, que deixou de ser produzido no Brasil, ainda é fabricado em grande escala em diversos paises do mundo. “Nosso governo achou que deveríamos substituir o vinil por cd, mas o som do vinil é incomparavelmente melhor. Em outros países ele só veio para somar”, comenta o vendedor de produtos de rock Vitor Perez (foto).

As músicas brasileiras, muitas vezes com letra em inglês, sofreram grande influência internacional. “Os músicos ouvem rock em inglês desde pequenos, então quando vão compor, é natural que a letra saia em inglês”, comenta Perez.

As vestimentas dos fãs de rock, algumas vezes, são diferenciadas. Perez comenta sobre alguns tipos de roupa que vende em sua loja. “Muita gente jovem vem atrás de camisetas e bottoms. Existem vários estilos de roqueiros: os “ramones”, que usam jaqueta de couro, calça jeans rasgada e tênis all star. Já os “guns n’ roses” vestem bandana, óculos escuros e roupas apertadas, enquanto os “emos” preferem moicano e piercings”, explica Perez.

O rock tem muitas tribos, então é difícil generalizar. “Alguns dão prioridade para o visual, outros não. O importante é curtir o rock”, finaliza Perez.

11 de julho de 2008

Documento sem título