WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Fazer pão é uma mágica!

Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br


Dia 08 de julho é o Dia do Padeiro. A data foi escolhida em homenagem a Rainha Santa Isabel, que distribuía pães para os pobres contra a vontade do rei de Portugal.

A panificação é uma atividade muito antiga. “É uma profissão mágica, tenho orgulho de ser padeiro”, conta Sérgio Cavalcante, padeiro da panificadora Orly. O pão, que chegou no Brasil no século XIX, era produzido antigamente em cerimônias ou rituais. Os imigrantes italianos popularizaram a panificação, criando uma demanda de profissionais habilidosos.

A padaria Orly, uma das mais antigas panificadores do centro de Campinas, produz uma média de cinco mil pães diariamente. “Chego na padaria às 5h15 da manhã”, conta Cavalcante. A padaria oferece pão francês fresquinho até o horário de fechamento, às 23h. “Quando o padeiro da noite vai embora, ele deixa dois mil pães enrolados na geladeira para eu assar assim que chegar”, completa Cavalcante.

A massa de pão é feita em grande quantidade, para agilizar a produção. “Misturamos 50kgs de farinha de cada vez, o suficiente para fazer 1200 pães”, explica Cavalcante. O padeiro Cristiano Peixoto coloca farinha e água em um misturador, que funciona por 30 minutos, até que a massa fique no ponto.

Os pães são enrolados na modeladora e permanecem na estufa por aproximadamente 40 minutos, para que cresçam. Antes de ir para o forno, a massa recebe um pequeno corte na superfície, para que adquira o formato adequado. “Se não cortarmos o pão, ele arrebenta”, conta Cavalcante. Após 20 minutos de forno à 165º C, o pão está pronto para ser comercializado. O forno turbo (a gás) é aquecido à uma temperatura de 224º C para que o pão adquira uma aparência dourada e bonita.

Os padeiros também produzem uma variedade enorme de bolos, doces e tortas. “Temos que nos manter modernizados, para não perdermos clientes. Por isso criamos receitas de pães energéticos, diet e light, etc”, conta Cavalcante. O WEBCampinas parabeniza todos os padeiros por essa belíssima profissão.

08 de julho de 2008

Documento sem título