WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco


Curiosidades Chinesas
Parte 03

Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br

A Parte 03 das Curiosidades Chinesas explora mais um lado desta rica cultura. A China, sede das Olimpíadas de 2008, esconde muitas riquezas e, principalmente, curiosidades. Perguntamos a diversas pessoas na cidade de Campinas: O que você sabe sobre a China?

“Eu conheço os biscoitos chineses. Biscoitinhos da sorte, eles se chamam, né?” – Fernando Carneiro – marketing
Uma das versões do biscoito chinês: a história do biscoito da sorte iniciou com a busca pela liberdade do povo chinês, quando o povo Mongol tentou dominar a China. Durante batalhas, não existia uma forma eficaz de se comunicar com os demais exércitos. Com um bolo em forma de meia lua, os chineses mudaram esta situação. Devido ao fato de os Mongóis detestarem o alimento, os chineses colocaram planos de ação dentro do bolo, que facilmente chegou à todo o exército. Depois que a China reconquistou sua economia, apelidou os bolinhos de “bolinhos da sorte”.

“É um país comunista” – Anderson Botan (foto) – Jornalista
O governo da China tem sido descrito como autoritário, comunista e socialista, com pesadas restrições em diversas áreas. Não existe liberdade de imprensa, de reunião, de movimento, de religião e de livre uso da internet.Embora a constituição se preocupe com direitos e garantias individuais, a Republica Popular da China é considerada um dos países menos livres em termos de liberdade de imprensa, e é comum a censura à manifestação de opiniões e de informações.

“Eles andam muito de bicicleta” – Anderson Botan (foto) – Jornalista
Apesar da imensa frota de carros na China, muitos ainda adotam a bicicleta como meio de transporte, principalmente no leste do país, onde existem muitas planícies. Diversas cidades possuem faixas exclusivas para as bicicletas. Estacionamentos para as magrelas também são vistos em diversos locais. Pelo menos com a poluição a China pode ficar despreocupada.

“Na China existe uma desigualdade social muito grande.
Olha isso: uma camareira de hotel que deveria trabalhar 8h, acaba trabalhando 18h por dia, e ganha o salário que equivale a um chá” - Beatriz Himmelstein Moreira Leite - estudante

A jornada de trabalho elevada tem muitas conseqüências na China. Durante os Jogos Olímpicos, a jornada de trabalho foi reduzida. Normalmente as jornadas variam de 50 à 80 horas semanais.

Amanhã, leia mais curiosidades sobre a China. Enquanto isso, torça para o Brasil nas Olimpíadas de Pequim 2008.

Campinas, 13 de agosto de 2008

Documento sem título