WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco


Curiosidades Chinesas
Parte 01

Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br

A China, sede das Olimpíadas de 2008, esconde muitas riquezas e, principalmente, curiosidades. Perguntamos a diversas pessoas na cidade de Campinas: O que você sabe sobre a China?

“É um país muito populoso” –  Marina Bernardes – auxiliar (foto abaixo)
Marina está muito correta. A China tem mais de 1,3 bilhões de habitantes, sendo 17 milhões só na capital, Pequim (sede das Olimpíadas 2008). A República Popular da China é o terceiro maior país do mundo em área e o mais populoso do mundo.

   

“Tem controle de natalidade” – Tatiana Alvelino – estudante (foto acima)
Correto. Por ser o país mais populoso do mundo, o controle de natalidade é o mais forte. Cada família pode ser apenas um filho. A política rígida de planejamento familiar (conceito de “uma criança por família”) é muito forte, portanto muitos pais praticam o aborto. A maioria deseja ter filhos homens, portanto saber o sexo do bebê antes do nascimento é proibido (uma tentativa de diminuir o aborto de crianças do sexo feminino). A população masculina é muito maior, consequentemente. Muitos pais têm filhos não registrados (quando acontece uma segunda gravidez).

“Comem comidas bem diferentes, como cachorro” – Família Marques Ferreira (foto abaixo)
Cachorro é apenas uma das comidas diferentes deste país. Lá também é possível se deliciar com carne de gato, patas de camelo e insetos diversos. Podemos dizer que os chineses comem tudo que tenha quatro pernas e não seja mesa, que nade e não seja submarino ou que voe e não seja avião. É importante lembrar que comer carne de boi é pecado na China, pois é de grande importância na lavoura.

   

“Inventaram a pólvora” – Família Marques Ferreira (foto acima)
É verdade. A pólvora foi o resultado de uma pesquisa em busca do exilir da imortalidade. Os chineses também são responsáveis pela invenção da seda, do papel, da bússola, da cerâmica e da porcelana.

Amanhã, leia mais curiosidades sobre a China. Enquanto isso, torça para o Brasil nas Olimpíadas de Pequim 2008.

Campinas, 12 de agosto de 2008

Documento sem título