WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco

Policiais fazem demonstração com cão na 13 de maio

Por Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br


Os policiais militares Rinaldo e Benites fizeram demonstrações com o cão Mike na Rua 13 de maio no dia de ontem.

Os cães da raça Pastor Alemão são utilizados pela Polícia Militar em diversas missões. Além do faro de entorpecentes, os animais participam do patrulhamento, busca e apreensão em presídios e muitas vezes em estádios de futebol. Com o intuito de inibir ações inadequadas, policiais levam cães ao gramado.

As raças mais utilizadas pela PM são Pastor Alemão e Belga de Malinoi. Outras raças como Labrador e Rottweiler também participam das ações policiais, mas com menos intensidade. O Pastor Alemão Mike estava rodeado de crianças na Rua 13 de maio. “A finalidade desta demonstração é aproximar a sociedade do policial. A população se sente acuada e acaba não conversando conosco. Quando estamos com o cão, as pessoas se aproximam, passam a mão no animal e fazem diversas perguntas. O resultado é visível”, conta o SD PM Rinaldo.

Apaixonado pela raça de Mike, o jovem Diego Santana (foto) se aproximou da demonstração e fez diversas perguntas aos policiais. “Eu gosto muito de animais, mas o Pastor Alemão é a minha paixão. É uma raça muito dócil”, conta Santana.

O treinamento destes animais é rigoroso e começa com apenas quatro meses de vida. “Um cão é designado ao policial, que participa do treinamento. O cão é recompensado com passeio e bolinha ao fazer uma ação correta. Não utilizamos petiscos em nossos treinos. Mas isto não é uma regra. Existem diversos treinamentos que utilizam esta técnica”, explica o SD PM Rinaldo. O idioma utilizado é o alemão e inglês, uma vez que o treinamento original é feito neste idioma.

Após oito anos de serviço, o cão se aposenta. “O policial que treinou o cão adota-o e leva-o para casa”, conta o SD PM Benites. Mike, o cão desta demonstração, já atua há quatro anos. “Daqui a quatro anos ele se aposentará. É um regulamento interno da Polícia”, conta o policial.

A Polícia Militar possui maternidade no próprio canil, garantindo que seus animais são de pedigree. Os cães de Campinas são distribuídos para outras localidades, mas não para fora da Polícia. “Nosso canil tem o tratamento adequado para os animais. Trabalhos com Pastores Alemães há mais de 50 anos e estamos muito orgulhosos de nosso trabalho”, finaliza o SD PM Rinaldo.

27 de junho de 2008

Documento sem título