WEBCampinas - O melhor de Campinas você encontra aqui!!!

Memu WEbCampinas

Automóveis

 

Imóveis

 

Campinas

 

Serviços

 

Matérias anteriores

 

Anunciar

 

Fale conosco

.
Documento sem título

Primeira Página

...Hospitais

....Universidades

....EMDEC

....Ouvidoria

....Sanasa

....IAC

....CEASA

....Observatório

....Sinfônica

....Maria Fumaça

....CATI

....APAE

....ACIC

...CIATEC

....CCLA

 Trabalhe conosco


Agosto é o mês do desgosto?

Luiza Chelegon Cúrcio
luiza@webcampinas.com.br

Considerado por muitos como o mês do desgosto, agosto ganha fama de pior mês do ano. O mês sem feriados vem logo depois das férias, afinal já descansamos muito em julho.

O motivo para o início desta superstição é desconhecido, mas acredita-se que tudo começou em Portugal. Historiadores explicam que, com medo de se tornarem viúvas, portuguesas não se casavam no mês de agosto, afinal seus maridos saiam em busca de novas terras neste mês. Casar-se em agosto era um risco muito grande para as noivas da época. Outras explicações para a origem da superstição de que agosto traz azar envolvem dragões da antiguidade, que cuspiam fogo durante o mês de agosto e bruxas que eram queimadas nesta data.

   

As desgraças, que acontecem o ano todo, parecem ter maior destaque no mês de agosto. “Parece que as coisas ruins acontecem com maior freqüência em agosto”, comenta Daniel Amorim (foto acima). Não podemos esquecer que alguns eventos marcaram para sempre este mês. Tanto a primeira, quanto a segunda Guerra Mundial iniciaram no mês de agosto (1914 e 1939, respectivamente). As bombas que mataram milhares de pessoas em Hiroshima e Nagasaki foram atiradas também durante este mês, no ano de 1945. Os presidentes Juscelino Kubitscheck e Getúlio Vargas faleceram em agosto (1976 e 1954) e Jânio Quadros renunciou em 1961, mesmo mês (do mesmo ano) do início da construção do Muro de Berlim.

Mas o mês de agosto também traz felicidade para muitos. Aniversários, casamentos, nascimentos e comemorações diversas ocorrem durante o mês, alegrando a população. “Adoro este mês , pois é o mês do meu aniversário. Tenho que ser a favor de agosto”, comenta a campineira Jacira Gouveia (foto acima).

Vale lembrar ainda que agosto é o mês do cachorro louco. Apesar de também não existir uma explicação para a escolha do mês para tal “comemoração”, as vacinas para raiva canina acontecem durante o mês todo, onde há maior incidência de cadelas no cio.

Coincidências à parte, este mês ainda é celebrado o dia dos solteiros (15), o dia em que o diabo anda solto (24) e do pindura (11). É importante lembrar de não lavar a cabeça durante o mês todo: os argentinos acreditam que o procedimento atrai a morte. Melhor não arriscar.

A auxiliar de limpeza Joventina Reis da Silva (foto) comenta que não acredita nestas superstições. “O mês de agosto é como qualquer outro”. Superstições a parte, o mês de agosto apresenta situações inusitadas. Depende de você acreditar nelas ou não. “Todo mês, para quem não sabe lidar com as situações da vida, é um desgosto”, completa Gouveia.

Campinas, 06 de agosto de 2008

Documento sem título